Pesquisar este blog

domingo, 27 de janeiro de 2013

Avenida Paulista - história


 A Avenida Paulista é um dos cartões postais de São Paulo e, é claro, esse é um passeio obrigatório e divertido!

A avenida foi criada no final do século XIX com o objetivo de criar novas areas residenciais. Até então as areas residenciais estavam localizadas na Praça da República, no bairro de Higienópolis e os Campos Elísios. 

Quando o engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio Borges, juntamente com dois sócios (João Borges de Figueiredo e João Augusto Garcia), compraram a área, começaram a trabalhar na sua urbanização de forma inovadora, criando grandes lotes residenciais. 

 A Avenida Paulista foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891 e esta foi a primeira via pública asfaltada de São Paulo.
(foto do google)

Esse perfil estritamente residencial da avenida permaneceu até meados da década de 1950, quando o desenvolvimento econômico da cidade fez com que os  novos empreendimentos comerciais e de serviços se deslocassem para regiões afastadas do centro histórico.
Foto do google, do site: 
http://anasuzina.wordpress.com/2009/10/18/avenida-paulista-quem-te-viu-quem-te-ve/


Durante as décadas de 60 e 70 começaram a surgir na Av. Paulista os seus agora característicos "espigões" - edifícios de escritórios com 30 andares em média. Isso ocorreu devido às novas legislações de uso e ocupação do solo, bem com a valorização dos imóveis incentivada pela especulação imibiliária.

Olha aí os espigões (foto do google)



Durante esse período, a avenida passou por uma profunda reforma paisagística. Os leitos destinados aos veículos foram alargados e criaram-se os atuais calçadões.
 Calçadão em do lado oposto do Conjunto Nacional (eu falo dele em outro post)

Nessa foto dá para ver bem o tamanho do calçadão, mas garanto que tem dias que está tão apinhado de gente que parece que a calçada (ops, calçadão) é pequeno.

Tem um outro site que achei fotos interessantes e que tem várias coisinhas sobre a história de São Paulo - segue a "referência bibliográfica"


Também tirei informações da wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário